terça-feira, 29 de maio de 2012

Kinas: Mascote Euro 2004 - Maia & Borges - PVC

Pense num jovem adolescente que vive numa longínqua aldeia portuguesa e que desde os seus primeiros passos demonstrou inegáveis capacidades para a prática do futebol. Os anos foram passando e, quer na escola, quer com os amigos, quer em casa, nada nem ninguém conseguiu quebrar a sua ligação com a bola. Foi desta ideia que surgiu o Kinas, a mascote do Euro-2004, cujo nome foi inspirado num reconhecido símbolo português: o escudo do brasão nacional.
Esta simpática personagem representa o ideal de alguém sem qualquer tipo de preconceitos, verdadeiro e totalmente genuíno na sua paixão pelo futebol. O Kinas é curioso, dinâmico, optimista e brincalhão, chocando assim com a realidade presente em muitos casos de pseudo super-vedetas, caprichosas, egoístas e que apenas pensam nos aspectos financeiros do desporto.
Para ele, o futebol não é apenas um jogo, onde estão presentes 22 jogadores em campo, mas também um veículo que possibilita ultrapassar as fronteiras políticas, religiosas e culturais presentes em todo o Mundo. A mascote pretende ainda transmitir a todas os adeptos que o futebol deve ser entendido como um desporto e não um conflito armado entre vários clubes/países. Os estádios devem ser apenas os locais onde as pessoas vão assistir ao espectáculo do futebol e não um sítio para criar conflitos e distúrbios. No fundo, o Kinas trás imbuído no seu espírito a hospitalidade, alegria e as tradições históricas presentes na cultura portuguesa.
Este conjunto de 4 figuras em PVC pintado foi fabricado em Portugal pela Maia & Borges, e para quem não sabe o Kinas foi criado pela Warner Brothers especialmente para o Europeu 2004.













5 comentários: