sábado, 24 de março de 2012

Brasinha - PVC - Maia & Borges

Hot Stuff, the Little Devil (Brasinha, no Brasil e em Portugal) era um personagem de de banda desenhada, publicada pela editora Harvey Comics (também responsável por Gasparzinho e Riquinho, a partir de Outubro de 1957. Em língua portuguesa Brasinha foi publicado pela Editora O Cruzeiro, Editora Vecchi e finalmente pela Rio Gráfica Editora, nos anos 60 e 70. Howard Post e Warren Kremer foram os principais ilustradores das histórias do Brasinha, sendo o último o seu criador. O humor inventivo de Howard Post dominou os temas das histórias durante anos. Warren Kremer também ilustrou a revista Miudinho por muitos anos, tendo sido também responsável pela maioria das capas das revistas do Brasinha.
O personagem Brasinha está fora de circulação há muitos anos mesmo nos Estados Unidos, o seu país de origem. Actualmente há uma compilação de algumas histórias clássicas do Brasinha no especial Harvey Classics nº 3 pela Dark Horse editora.
Ao contrário de Gasparzinho, Brasinha nunca teve um desenho animado, as vendas também nunca atingiram grandes patamares apesar de roteiros e desenhos superiores. O seu lado sombrio não era facilmente aceite pela sociedade conservadora americana.
No Brasil, Brasinha concorria em paridade de vendas com banda desenhada infantil já consolidadas no mercado nacional como a Turma da Mónica e Disney. No final dos anos 80 com a queda nas vendas, a RGE deixou de publicar a revista e nenhuma outra editora se interessou em dar seguimento a publicação.
Esta figura em PVC foi feita pela Maia & Borges em 2001.

Brasinha

1 comentário: