terça-feira, 2 de abril de 2013

James Bond - 007 - Gilbert Toys

James Bond, também conhecido pelo nome de código 007, é um agente secreto fictício do serviço de espionagem britânico MI-6, criado pelo escritor Ian Fleming em 1953. Foi apresentado ao público em livros de bolso na década de 1950, com a história de Casino Royale, tornou-se um sucesso de vendas e popularidade entre os britânicos e, logo a seguir, entre os países de língua inglesa. Na década seguinte, os livros seriam convertidos para o cinema, e foi a série de filmes mais duradoura e bem sucedida financeiramente, com um total de vinte e três filmes oficiais, começando com O Dr. No, em 1962. Ian Fleming tirou o nome 'James Bond' do autor de um livro predilecto da sua esposa sobre ornitologia, Birds of the West Indies, e escreveu doze livros e dois contos sobre ele, antes de morrer, em 1964. Após a sua morte outros livros subsequentes foram escritos por Kingsley Amis e Raymond Benson, entre outros. O personagem já foi tema de uma série de televisão nos Estados Unidos antes de chegar aos cinemas, e de dois filmes independentes, à parte dos feitos pela produtora oficial EON Productions, detentora dos direitos para os filmes do espião, desde o acordo feito por Harry Saltzman e Albert Broccoli - produtores originais da série - com Fleming, no início da década de 60. Hoje a produtora é dirigida pela filha e pelo enteado de Broccoli. James Bond também apareceu em banda desenhada e jogos de vídeo.
A empresa britânica Gilbert Toys explorou intensamente o fenómeno e culto relativos à personagem 007 James Bond nos seus primeiros filmes. Alguns destes brinquedos foram comercializados em Portugal, nomeadamente uma colecção de figuras de 1965, produzidas em resina e pintadas à mão. Penso serem 10 figuras diferentes - James Bond, Goldfinger, Largo, Dr.No, Odjobb, Miss Moneypenny, Domino, M, James Bond em Fato de Mergulho e James Bond em Fato de Gala. Algumas figuras foram produzidas em Portugal.


James Bond - Fato de Gala
 Largo
James Bond - Fato de Mergulhador
Goldfinger
James Bond
Odjobb
Miss Moneypenny
Set com todas as Personagens
Blisters
Expositor
Publicidade

5 comentários:

  1. Pelo que se conhece são 10 figuras, embora os acessórios sejam mais que o barco e o tanque...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Wow! I remember having the suitcase, but I didn't know it was Gilbert, you could make a Luger into a sniper-rifle!

    Very interesting Blog-post,
    Hugh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks Maverick,
      visit and share.

      http://aarcadotesouro.blogspot.pt/
      http://www.facebook.com/aarcadotesouro

      Hugh

      Eliminar
  3. Fantásticos. Por acaso já tive oportunidade para conseguir a colecção toda mas estavam a pedir muito dinheiro por eles!

    Abraço

    ResponderEliminar